Tudo normalmente começa com um vazio interior e uma dúvida existencial para aqueles que já possuem uma caminhada: “Senhor, o que queres de mim?”. Encontrar uma resposta para essa pergunta nem sempre é fácil. E, nem sempre, essa resposta chega com a rapidez que esperamos. De fato, num mundo imediatista como o nosso, esperamos achar respostas rápidas, se possível num click. No entanto, Deus tem seus caminhos. E a Igreja, mediadora dessa resposta, da mesma forma tem caminhos que nem sempre são os nossos.
O primeiro passo para quem deseja trilhar um caminho de discernimento vocacional é procurar um diretor espiritual. O auxílio da graça de estado dá ao padre as ferramentas necessárias para te ajudar a discernir se não é apenas uma admiração pelo sacerdócio, se é a fuga de algum problema familiar ou pessoal, se é emoção de momento ou mesmo se você não está usando (mesmo inconscientemente) o sacerdócio a fim de se promover socialmente.
O segundo passo é participar dos encontros vocacionais promovidos todo primeiro domingo do mês pela Arquidiocese. Nesses encontros são promovidas palestras temáticas, momentos de fraternidade entre os vocacionados, padres para ouvir e aconselhar, missa, e normalmente uma alimentação bem reforçada para que os participantes saiam satisfeitos no corpo e no espírito.
O terceiro passo e talvez o mais importante é rezar. Sem a oração nós nos tornamos sujeitos a gostos pessoais e a moções superficiais próprios de nossa personalidade. Vocação é antes de tudo entre você e Deus! Você só pode considerar-se chamado por Deus a abraçar o sacerdócio se der a oportunidade de Deus falar contigo. Há muitas formas de Deus falar, mas a mais apropriada para se ouvir o “Vem e segue-me” capaz de mudar o rumo da vida é a oração. De modo muito prático: pretende saber o que Deus quer para a sua vida? Frequente a missa, confesse-se, reze o terço, leia a bíblia e acima de tudo, tire um tempinho para questionar e ser questionado por Deus na oração pessoal.
A Arquidiocese de Washington, nos Estados Unidos, preparou um subsídio interessante para quem está em discernimento vocacional. Aqui estão alguns sinais:
-
Relacionamento pessoal com Deus na oração;
-
Sede por um aprofundamento da fé;
-
Devoção à Sagrada Eucaristia;
-
Generosidade e preocupação com os outros;
-
Desejo de viver uma vida reta e santa;
-
Amor pela Igreja Católica e por seus ensinamentos;
-
Disposição a construir amizades sadias;
-
Abertura a diferentes povos e culturas;
-
Amor pelos pobres e indefesos;
-
Capacidade e anseio pela paternidade espiritual;
-
Coragem e determinação para sustentar um ponto de vista impopular em nome de Cristo;
-
Autoimagem sadia;
-
Bom relacionamento com homens e mulheres.
Encontros Vocacionais promovidos pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Brasília
QUANDO? -Todo primeiro domingo do mês às 8h
ONDE? Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima - SHIS QI 17, AE, Lago Sul
Mídias Sociais SAV
facebook, YouTube, twitter, Google+